.: Modos de operação :.

botões operação

Nesta seção são apresentados os princípios de funcionamento do iGeom, apresentando-se uma visão geral do sistema.
O iGeom pode ser utilizado na forma de aplicativo ou na forma de applet (dentro de um navegador Web), como já indicado na seção . No iGeom existem 3 áreas, na parte superior a barra de botões (que por sua vez é composta pela barra principal e pela barra secundária), na parte central (e maior) a área de trabalho/desenho e na parte inferior a barra de mensagens.
No iGeom aplicativo aparece uma barra de menus, a partir da qual pode-se disparar opções relativas a manipulação de arquivos, o que não é possível na versão applet por retrições de segurança do Java. Estes menus aparecem na parte superior da figura 1.

Figura 1: interface principal do iGeom na forma aplicativo, na parte superior aparece a barra de menus.

A maior diferença entre estes dois usos é que na versão applet, por retrições de segurança no Java, não é possível acessar diretamente o disco rígido do computador e por este motivo o aplicativo apresenta um menu a mais, indicado na parte superior da figura 1.

Botões primários e secundários

A barra de botões é dividida em duas partes, na parte superior está a barra principal (com os botões primários) a partir da qual pode-se obter a barra secundária logo abaixo (com os botões secundários).
A maioria dos botões primários não têm uma ação diretamente relacionada ao mesmo, a não ser abrir seus correspondentes botões secundários. Por exemplo, o botão primário retas , abre a lista de secundários associados às opções de retas, como criação de segmentos, semi-retas e retas.
Atualmente, os únicos botões primários que não dispõem de uma lista de secundários associados são (pontos em interseção), (selecionar) e (mover). A figura 2 mostra a parte superior da interface do iGeom, destancando a barras primária e a barra secundária associada ao tema criação de retas.

Figura 2: barra de botões primária e a barra secundária associada à criação de retas.

Assim, geralmente apenas os botões secundários realizam operações efetivas sobre objetos. Por exemplo, para criar um segmento, deve estar visível a barra secundária corespondente à criação de retas (se ela não estiver, deve-se "clicar" no botão primário (Criar retas: reta, semi-reta, segmento, paralela ou perpendicular), então deve-se "clicar" no botão que efetivamente constrói segmento: (Traçar segmento...). Neste momento, se o usuário "clicar" sobre um ponto existente A e depois sobre outro ponto B, será criado na área de desenho o segmento AB. Este é um dos modos de criação de objetos (denotado aqui ação+seleção), mas também existe no iGeom o modo seleção+ação. Ambos são explicados a seguir.
Sempre que for "clicado" sobre um botão primário, aparecerá a correspondente fila de botões secundários, e usualmente um deles deve estar ativado (graficamente o ícone aparecerá com uma sombra diferente dos demais). Isso significa que este é o "construtor" atualmente disponível.

Modos de operação: escolhendo primeiro os operandos ou os operadores

Existem dois modos de operação para criar um objeto no iGeom, basicamente diferentes pela ordem com que são selecionados os operandos (os objetos) ou os operadores (os construtores de objetos). Estes dois modos serão aqui denotados, respectivamente, por seleção+ação e ação+seleção:
  1. ação+seleção: deve-se inicialmente escolher a ação, "clicando-se" sobre um botão secundário correspondente (por exemplo, um construtor de ponto , reta ,...) e depois deve-se selecionar os objetos ("clicando" sobre os mesmos).
    Exemplo: Construindo dois pontos e o segmento ligando ambos os pontos.
    Primeiro escolha a ação relativa à criação de ponto (Criar ponto na área de desenho ou sobre objeto), "clicando" no botão secundário . A seguir, "clique" na área de trabalho (branca) duas vezes, nas posições em que deseja cada um dos pontos (suporemos que estes tenham sido rotulados como A e B). Agora ative a barra de criação de retas "clicando" no botão primário , depois "clique" no botão secundário (se ele ainda não estiver selecionado) para criar segmentos . Agora clique sobre o ponto A, solte o botão do "mouse" e mova-o até o ponto B (serão mostrados segmentos temporários), quando o ponto B aparecer como selecionado, em cor padrão amarela dê novo clique (se o "clique" ocorrer com o ponteiro do "mouse" fora do ponto B, será criado um novo ponto e o segmento será independente do B).
    Deste modo, será criado o segmento AB e deste modo, ao mover o ponto A ou o ponto B, o segmento será atualizado automaticamente pelo iGeom, preservando a relação entre o segmento e os dois pontos.
    A preservação de propriedade ou vínculo entre os objetos é essencial para que a movimentação não "estrague" a construção!
  2. seleção+ação: inicialmente deve-se selecionar os objetos geométricos e depois "clicar" sobre a ação desejada.
    Para selecionar/marcar os objetos geométricos, deve estar ativado o botão primário de seleção . Após selecionados, os objetos ficam na cor amarela (isso pode ser alterado via botão direito do mouse), então deve-se "clicar" sobre a ação.
    Exemplo: Construindo dois pontos e um segmento ligando ambos os pontos.
    A construção de pontos livres só é possível no modo ação+seleção. Supondo já construídos dois pontos, deve-se primeiro selecioná-los (como o selecionador ) e depois "clicar" no botão secundário que cria segmento .