Aprendendo geometria plana com iTangram


O Tangram é um jogo para montagem de figuras, composto por 7 peças geométricas, podendo ser um bom instrumento pedagógico para ser explorado na aprendizagem da Matemática.


Do ponto de vista didático o Tangram pode ser utilizado com os primeiros anos do Ensino Fundamental, com atividades de reconhemento de formas geométricas, até o Ensino Médio, com explorações sobre áreas e contagem (e.g., examinar o teorema de Pick).
Um tipo de atividade bastante interessante com o Tangram é desafiar os aprendizes a conseguirem montar determinada figura de acordo com um modelo.
Esta é uma atividade de complexidade variável, que pode ser muito envolvente, e o software que apresentaremos aqui possibilita seu uso, dispondo de um mecanismo de avaliação automática (ele identifica quando o jogador consegue atingir o objetivo).


Com as sete peças, que compõe o tangram, é possível construir diversas figuras (pessoas, animais, letras, etc) o que permite que o aprendiz desenvolva sua criatividade e paciência para resolver problemas.

O jogo tem duas regras: cada figura formada precisa ter todas as sete peças em sua composição, além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça.


Com iTangram essa experiência pode ser usada no ambiente computacional o que pode ampliar ainda mais as potencialidades pedagógicas do Tangram.


Nessas páginas você encontrará alguns exemplos de como o iTangram pode ser utilizado.




Público Alvo:

  • Alunos da 6º série do Ensino Fundamental 

Conteúdo explorado:

  • A identificação, comparação, descrição, classificação e representação de figuras geométricas planas nas peças do tangram.
  • Conceito de área
  • Resolução de problemas
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico.