.: Cônicas: Elipse :.

Elipse:
Dados dois pontos F1 e F2, denominados focos, e uma constante K (K >= ||F1-F2||), a elipse defindas pela tripla (F1,F2,k) é o lugar geométrico dos pontos P tais que a soma das distâncias entre P e F1 e entre P e F2 é exatamente k.
Elipse = {P : ||P-F1|| + ||P-F2|| = k}.

Detalhes Construção

Detalhes da construção
  1. Dados quais dois pontos F1 e F2 no plano, que serão focos da elipse.
  2. Construa uma circunferência de centro F1, que contenha o ponto A, de modo que F2 esteja no interior da mesma.
  3. Construa um ponto "solto" B sobre a circunferência, construa os segmentos BF1 e BF2.
  4. Construa a mediatriz s de BF2 (p.e., determine o ponto médio C do segmento BF2 e construa a reta s, perpendicular a BF2 no ponto C).
  5. Defina o ponto D como a intersecção da reta s com BF1 e construa o segmento DF2.
  6. Rastreie o ponto D: mova B e verifique o "locus" gerado pelo ponto D.
    (ou use a opção de "locus" do iGeom: marque o ponto ("solto") B e o ponto D, depois clique sobre o botão "locus" e dentro do menu "editar" ).

Construção interativa

Abaixo apresentamos a construção acima proposta, diretamente no iGeom.
Note que alguns objetos auxiliares à obtenção do locus da elipse estão escondidos. Para examiná-los, "clique" no botão , que está dentro das opções do botão primário .
Se desejar uma descrição resumida, na forma de algoritmo, coloque o "mouse" sobre a área de desenho do iGeom, depois "clique" no botão do meio do "mouse" (se ele não tiver 3 botões, experimente "clicar" simultaneamente nos 2 botões - eventualmente isso emula o botão do meio).

Mova um dos pontos que definem a elipse (F1, F2 ou R) para verificar o que ocorre com a elipse. Pode-se também mover o ponto A sobre a circunferência C0, é o ponto que gera o "locus" (a partir do ponto P, neste caso será possível observar que este ponto "percorre" a elipse).

Para mover um ponto é necessário estar com o botão "mover" selecionado .